quarta-feira, 17 de agosto de 2011

42 Anos do Woodstock!!!!!

Joe Cocker
E aew cambada!!
Hoje dia 17,há 42 anos atrás estava sendo encerrado a "Feira de Arte e Música de Woodstock",o Festival que mudou a história do rock pra sempre!

Visão aérea do Festival

Um festival que tinha tudo pra ser como todos os outros,com ingressos á venda pelo correio a 7 dólares,para qualquer dia,14 dólares para dois dias e 18 dólares para a trilogia!!!Tendo um passe especial de dois dias pelo correio custando apenas 13 dólares.Ou seja,um festival com fins comerciais como qualquer outro.Mas o que os produtores nem imaginavam,era que esse festival não seria de forma alguma como outro qualquer.Começando pelos ingressos que citei acima.Porque eles serviram como souvenirs.Antes mesmo das cercas e bilheterias serem construídas,80 mil pessoas aproximadamente já estavam no local.
"A gente calculou umas 75 mil pessoas!"disse o então Gerente de produção do Festival John Morris .Caralho cara!!!Vc passou mto,mto,mais mto longe mesmo da quantidade de pessoas q iriam ao festival!Mais 
ou menos perto de 500 mil pessoas.(Lembrando que o rock 'n' roll,tava novinho ainda,com 14 aninhos de vida...).
O inacreditável,foi que uma multidão dessas(meu 500 mil pessoas,juntas formaram a segunda maior cidade de Nova Iorque na época!),permaneceram três dias em condições precárias,com mta chuva ,mta lama,pouca comida e mtas drogas,na maior paz e tranquilidade que a cidade de Bethel jamais poderia imaginar.
Vou deixar um pouco das palavras do dono da fazenda onde ocorreu o festival,onde no palco de Woodstock ele faz um discurso:
"Eu sou um fazendeiro.Eu não sei como falar pra vinte pessoas ao mesmo tempo,o que dizer de uma multidão dessas.Mas acho que vocês provaram uma coisa ao mundo hoje.Não apenas à cidade de Bethel ou ao condado de Sullivan.Vocês provaram algo ao mundo.Este  é o maior grupo de pessoas já reunidas em um lugar.Não tínhamos ideia de que iria haver um grupo desse tamanho e,por causa disso,vocês tiveram algumas inconveniências com água,comida e outras coisas.
Mas acima disso,a coisa importante é que vocês provaram ao mundo que meio milhão de garotos,meio milhão de jovens podem ficar juntos e ter três dias de diversãoe música e não haver nada além de diversão e música.E Deus os abençoe por isso!"
                                                                                                          Max Yasgur
Porra!Vocês ja imaginaram uma situação dessas hj?Seria o caos com toda a certeza!Nego mata o outro por causa de briga de trânsito,imagina  naquelas condições...


Santana

Vamos nos focar um pouco na juventude que formou a “comunidade Woodstock” relembando alguns fatos que aconteceram naquele e antes daquele ano,pra ver se conseguimos entender como a paz reinou naquele pandemonio q foi a fazenda de Bethel,naqueles longínquos três dias.
A maioria daqueles q foram ao festival,tinham em média,entre 19 e 27 anos,fazendo as contas aqui,quem nasceu em 1945(fim da segunda guerra mundial),em 69 estava com 23 anos,logo a faixa etaria não passava dos trinta.Uma geração q nasceu após os horrores da segunda grande guerra,e estava sofrendo com mais horrores,só q dessa vez no Vietnã.
Existia um tipo de consciência coletiva contra as coisas da guerra,muitos dos jovens daquela época eram convocados para lutar no Vietnã,e muitos deles não voltavam...(e outros simplesmente não iam,como o marido da cantora folk Joan Baez,David,que foi preso por se recusar a se apresentar ao exército)
Aqueles tres dias na Fazenda do senhor Max Yasgur,foi mais q um festival,foi um grande movimento social,mostrando q é possível haver paz sem ter q usar a força.
Richie Havens
O evento contou com muitos artistas,como Santana,Jimi Hendrix,Joe Cocker,Joan Baez,Ravi Shankar,Creedence Clearwater Revival,Janis Joplin.Alguns foram chamados as pressas(tudo estava uma bagunça)para entrar no lugar de outros q ficaram presos no trânsito,ou não conseguiram chegar ao local por outros motivos como foi o caso de Richie Havens.
O festival acabou mudando toda a visão que a sociedade dos anos 60 tinha de si própria.Uma sociedade autoritária q vivia num regime fechado de costumes e morais.E acabou mudando também a forma q o rock seria visto daquela data em diante.É lá que o rock perde o cabaço,e fica conhecido no mundo inteiro mais q o Osama!!!!
Bom se eu ficar aqui falando tudo vou demorar um bom tempo...
Resumindo cambada,o rock pós Woodstock,nunca mais foi o mesmo!Começou o processo de massificação da música,onde ela deixava de ver vista como fenômeno cultural e passa a ser encarada como um grande negócio.
A QUESTÃO:Com Woodstock,a música passa a ter um outro status,o de indústria.O que vcs acham q essa massificação trouxe ao longos dos anos?A indústria da música ainda se importa com o seu contexto cultural?


Bom,pra finalizar hj,deixo postado o vídeo da banda revelação do Festival
a então desconhecida Santana!E também uma música do festival,
A litle help from my friends com Joe Cocker
Link:A Litle Help For My Friends




5 comentários:

  1. Ai putada
    Realmente Woodstock foi um marco divisório de uma geração e do mundo, que ali começou à mudar
    Não se aceitavam mais as regras impostas por uma sociedade militarista, queriam paz,amor e liberdade
    Espero que a geração atual aprenda com isso, e para com esse comsumismo desenfreado,violênca,etc
    Boa sorte ai
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. E precisando de nois, vou colocar o link do seu blog lá no puteiro
    Confere lá
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Opa!!! valeu aew Meretriz!!
    O consumismo desenfreado é realmente um problema.Não só na nossa sociedade,mas na maioria do Globo.Condição gentilmente cedida pelo nosso querido e amado capitalismo selvagem!!
    A música se tornou vítima dessa selvageria.A música de boa qualidade fica mto bem escondida,pq a pré-fabricada,pronta para entrar no mercado,ofusca o brilhantismo de muitas outras que permeiam os blogs da vida!!!!Não falo só do rock não,muitas outras vertentes como mpb,soul,R&B e muitos outros!!

    ResponderExcluir
  4. Realmente o Woodstock mudou completamente o mundo e a cultura, mas acho que hoje a industria musical nao se importa nem um pouco com o contexto cultural, é só ver que hoje em dia é muito dificil surgir um musico ou uma banda de qualidade, pois ela só se procupa com o quanto o artista vai gerar de lucro. Nao importa se a musica é boa ou nao,hoje, para os produtores, a musica tem que gerar apenas dinheiro.

    ResponderExcluir
  5. Realmente Miguel!
    Hoje em dia tudo é questão de dinheiro.O contexto cultural da coisa fica bem escondido,debaixo de um monte de músicas pré-fabricadas de má qualidade.Existem músicos e bandas boas pelo mundo afora,o problema é que a mídia se interessa por audiência,e vamos concordar que nem tudo o que é bom gera audiência,e então elas ficam perdidas por aí até que uma boa alma fora de matrix a resgate e traga a tona nas ondas d uma rádio underground,ou sendo divulgada por outros blogueiros.
    A qualidade está onde nós a procuramos,e pessoas como eu e vc fazem a diferença nesse mundo dominado pela cultura de massa.
    abraço e obrigado pelo comentário!

    ResponderExcluir