sábado, 27 de agosto de 2011

Mídia,Alienação e Cultura de Massa

Aew Cambada!!!!

              Alguém aí tem dúvida do poder que a mídia tem sobre a sociedade?
Todo o fluxo de informações,fatos do passado e presente dependem da mídia para ser divulgado,questionado e reestruturado pelos que lêem coisas que tenha realmente algum valor,seja ele social,político ou cultural.
              Mas a questão que coloco hoje pra vocês,é a disposição da mídia em ser mais do que um agente da História,a de ser o que DETERMINA o rumo dos fatos históricos.
             Como toda empresa privada que se prese,a mídia também tem seus interesses,políticos,econômicos e também culturais(principalmente quando se fala de cultura de massa).E como esses interesses influem nas informações que são passadas ao público?Pela redefinição dos fatos,onde a própria mídia molda os fatos de acordo com seus interesses.Temos como exemplo clássico disso,a eleição do primeiro presidente civil(Collor),tendo sido elogiado e colocado como  o herói na batalha contra a corrupção(dê uma olhada na reportagem da revista Veja de 31 de Janeiro de 1990:http://veja.abril.com.br/acervodigital/home.aspx)sendo denominado o maior prodígio eleitoral da política brasileira.
Dois anos mais tarde a mesma revista que o colocou como o Robin da política,na edição de 30 de dezembro de 1992,coloca em sua  reportagem de capa "O ano glorioso que nos livramos dele"(o link é o mesmo),percebem o antagonismo?
Digamos que a mídia nos trata como uma mãe autoritária,que não nos deixa abrir os olhos para as coisas realmente importantes do mundo.Leia a letra da música Treat me like your mother,da banda americana The Dead Weather,explica bem esse conceito:
Não aja como se você não pudesse agir
Eu penso sempre que você faz
É melhor você aprender a apertar as mãos
Trate-me como sua mãe

Não aja como se você não pudesse agir
Levante-se como um homem
É melhor você aprender a apertar as mãos
Trate-me como sua mãe

Você apareceu, tarde demais
Você apareceu, tarde demais
Você apareceu, tarde demais
Para fazer uma coisa

Vamos olhe-me nos olhos
Você quer tentar dizer uma mentira
Eu aposto que você não pode e sabe por quê?
Eu sou como sua mãe

Vamos olhe-me nos olhos
Você quer tentar dizer uma mentira                 
Eu aposto que você não pode e sabe por quê?            

Eu sou como sua mãe

Você apareceu, tarde demais
Você apareceu, tarde demais                                          
      
Você apareceu, tarde demais
Se faça de bobo, de morto, jogue limpo

Quem matou a charada?
(se faça de bobo, de morto, jogue limpo)
Quem matou a charada, jogue limpo
Tempo para manipular

M-A-N-I-P-U-lar
M-A-N-I-P-U-lar
M-A-N-I-P-U-lar
M-A-N-I-P-U-lar
Será que estou muito,
Será que estou atrasada,
Será que estou muito,
Será que estou atrasada,
Estou eu, Estou eu, Estou eu, Estou eu,
Eu estou muito atrasada?
Atrasado
Quem matou a charada?
Esquerda, Direita, Esquerda, Direita, matei a charada
Quem matou a charada? jogue limpo


Levante-se como um homem
É melhor você aprender a apertar as mãos
Olhe nos meus olhos agora
Trate-me como sua mãe

Vamos lá, olhe-me nos olhos
Você quer tentar dizer uma mentira?
Você não pode e sabe por quê?
Eu sou identica a sua mãe

Se fazendo de bobo, se fazendo de morto
Tentando manipular

Você pisca quando você respira
e você respira quando mente
Você pisca quando mente
Você pisca quando respira e você respira
quando mente
Você pisca quando mente
Você pisca quando respira e você respira
quando mente
Você pisca quando mente

Quem matou a charada?
Direito esquerdo, direito tem imaginado
Quem matou a charada, jogue limpo
Tentando manipular
Quem matou a charada
(Esquerdo, direito) esquerda direita direita esquerda matei a charada

Quem matou a charada, jogue limpo
Tentando manipular

Você pisca quando você respira então você respira
quando você mente
Você pisca quando mente
Quem percebeu, jogue honestamente



  q

enaquw ueChao



              A disputa pelo voto,torna-se uma questão delicada dentro da mídia,já que esta deveria ser imparcial,devendo apenas reportar os acontecimentos,mantendo-se neutra.
              Mas a partir do momento em que os grandes da mídia se unem a determinada ideologia política,automaticamente se desenvolve um desequilíbrio no sistema democrático,já que a mídia retém a atenção do povo.Tendo a atenção deles,a mídia  à direciona para coisas supérfluas,deixando-os longe dos assuntos importantes ou fazendo análises que transpareçam um sentido totalmente(ou parcialmente)diferente dos fatos,como política e a sociedade como um todo,desenvolvendo um individualismo sem precedentes,usando o consumo como arma principal.
              Como Milton Santos relata em seu livro "Por uma outra Globalização",existe a produção da informação:o fato existe,porém,a análise é feita de acordo com os interesses pré-determinados.
              A maioria da população não se interessa por assuntos de interesse público,mas a falta de interesse vem da própria população ou são os meios de comunicação que não favorecem o florescer desse interesse?

                                        

                                                 
              Veja os programas da TV aberta e você terá a resposta.Com raras exceções (como a TV Cultura),os programas apresentados são ou de um sensacionalismo muito grande,ou que expõe a vida de terceiros (famosos,e pessoas com problemas financeiros - o prato favorito dos "talk shows" de sábado e domingo).O que chama mais a atenção nesses programas são o formato em que eles são produzidos,onde os discursos são feitos de maneira que quem os assiste,apenas assimile  as informações sem questioná-las,e como na mídia de massa,tudo passa muito rapidamente,os espectadores se tornam dependentes das informações que são transmitidas,e sem a preocupação de saber se são elas verídicas ou não.
                                                
            Tornando-se então um ser não agente dentro da sociedade em que vive,sem compreender sua posição,na sociedade e sua importância na construção de um país mais democrático,ficando no papel de marionete da política e que a mídia faz questão de fortificar a incapacidade das pessoas em relação ao assunto.
                 Então cambada,cuidado ao ligar  a TV,e lembre-se que somos nós quem somos os agentes da História.A política e a mídia são os instrumentos que possuímos para tornar este país melhor,são eles quem nos servem e não o contrário.Tomem cuidado com os lobos em pele de coredeiro.Manipular nossas mentes é a diversão favorita deles.Fazer-nos pensar,que que tudo está correndo nos conformes,que não precisamos nos preocupar com nada,apenas seguir a vida,felizes como se nada acontecesse.Tentador não?
Outra música que se encaixa neste contexto é Someone's in the wolf,da banda também americana Queens of the stone age.

Uma vez que você está perdido no crepusculo do azul
você não encontra seu caminho, o caminho te encontra ...
seduza o destino, cuidado com o sorriso
ele esconde todos os dentes, minha querida,
o que está por trás deles ...                                                                         
                                                                    Someone's in the wolf - vídeo

você poderia ficar tão contente                                                   
Para sempre
ele avança entre as árvores, um homem curvado
Há sangue na lâmina
não ponha sua mão
morna pelsperoo calor da lareira, no crepúsculo do azul
Sombras rastejando e dançando nas paredes
ele está rastejando demais ..
você poderia ficar tão
Para sempre

Espero que tenham gostado!!!

Lembrando novamente que as comparações entre o texto e as músicas são do meu ponto de vista!

Vou deixar os álbuns aqui.Aew vocês tiram as suas próprias conclusões.

The Dead Weather

Banda recente,que tem como líder Jack White (White Stripes,The Raconteurs),formada também por Jack Lawrence (The Raconteurs,The Greenhornes),Dean Fertita(Queens of The Stone Age) e a vocalista Alison Mosshart (The Kills,Descount).
Muito boa essa banda que teve seu primeiro álbum lançado em 2009,baixem e se deliciem com esse som que é muito versátil e muito bom!
Como a banda só tem dois álbuns (Horehaound e Sea Of the Cowards)já coloquei o segundo também de brinde!!!

Track List: Horehound



01. 60 feet tall

02
. Hang you from the heavens
03. I cut
like a buffalo
04. So far from your weapon
05. Treat me like a mother

06. Rocking horse
07. New pony
08. Bone house
09. Three birds (instrumental)
10. No hassle night

11. Will there be enough water

Track list: Sea of Cowards



01.Blue blood blues
02.Hustle and cuss
03.The difference between us
04.I'm mad
05.Die by the drop
06.I can't hear you
07.Gasoline
08.No horse
09.Looking at the invisible man
10.Jawbreaker
11.
Old mary

Link:Horehoud e Sea of The Cowards

Queens of The Stone age




Banda formada em 1997,com várias mudanças em sua formação durante sua jornada (até o Dave Grohl ex nirvana e agora líder do Foo Fighters já tocou com os caras).O grupo gira em torno de Josh Homme(guitarra,vocal e baixo)que hoje junto com Troy Leeuwen(guitarra,baixo e lap steel),Joey Castillo(bateria),Michael Shumann(baixo)  e Dean Fertita(teclado),fazem um som com melodias sombrias e letras densas.
O álbum que vou postar se chama Lullabies to Paralyze, o 4º da banda.

Baixem e escutem no volume máximo!


Track list:


01.This lullaby
02.Medication
03.Everybody knows that you're insane
04.Tangled up in plaid
05.Burn the witch
06
.In my head
07.Little sister
08.
I never came
09.Someone's in the wolf
10.The blood is love
11.Skin on skin
12.Broken box
13.You've got a  killer scene there man
14.Long slow goodbye
15.Like a drug (hidden finale)

Link:
Lullabies to paralyze


Não esqueçam de comentar aew cambada!!!





3 comentários:

  1. Muito bacana!! Gostei muito do post! Ouvi a música Treat me like your mother, curti pakas! Realmente é uma tristeza a mídia manipular a sociedade na cara dura, da forma como ela faz. Isso ainda favorece seres "maiores" por trás da TV, das propagandas, das revistas, dos jornais... Desde os corruptos que nos governam e que nos roubam como se rouba um doce de uma criança (fácil fácil), até "seres maiores" que manipulam o dinheiro e tudo o que movimenta esse mundão em que vivemos né... Poxa vida, e é um absurdo ver que, mesmo estando tão NA CARA que estamos sendo controlados, ainda tem gente que não se conscientiza, não corre atrás do porquê de toda essa patifaria. Mas eu tenho esperanças de que um dia as pessoas comecem a perceber o que se passa... O primeiro passo pra melhora ou até mudança desse sistema sujo em que vivemos é a CONSCIENTIZAÇÃO, e eu defendo isso até a morte! x)
    Parabéns manito! Seu blogue está muito bacana! Continue postando e eu continuarei lendo (e divulgando! ;D)

    ResponderExcluir
  2. Opa manita!!!
    Mto obrigado pelo comentário.Nós podemos fazer nossa parte,nos conscientizando,e tentando conscientizar os que estão à nossa volta.
    E o grande problema desse assunto são esses seres que você mencionou,as multinacionais da mídia estão cada dia mais presente na vida de muitas pessoas.É preciso que a população se informe mais sobre o que assiste,para assim ter um pouco mais de pensamento próprio,peneirando melhor os programas que colocam nas tv's de suas casas,tendo consequentemente mais cultura formando cada vez mais cidadãos que fazem muita falta na nossa sociedade carente de responsabilidade da nossa parte!

    ResponderExcluir
  3. Os efeitos dessa cultura de massa já podem ser vistas no mundo todo. A falta de respeito com as diferenças, a busca pela perfeição, condição humanamente impossível, nos torna casa vez mais escravos de armadilhas publicitárias, revoluções tecnológicas e tudo mais que é usado para nos afastar da condição de seres críticos, pensantes e diferentes por natureza.
    Adorei seu post !

    ResponderExcluir