sábado, 20 de agosto de 2011

A música tendo como influência a política e a sociedade








E aew cambada!!!!!
Ontem foi dia do historiador!E como to estudando pra ser um,decidi postar um trabalho meu aqui.O título dele é o título do post.
Trata-se de um estudo comparativo,entre rock,cultura,política e o operariado pós revoluçao industrial,tendo como base o livro “Formação da Classe Operária inglesa” do autor E. P . Thompson,utilizando de seu terceiro volume “A Força dos Trabalhadores.Usando três bandas como fator de comparação:Pink Floyd,Legião Urbana e Radiohead.
Lembrando,que as comparações feitas neste trabalho,são do meu ponto de vista,adaptando as canções ao contexto.
Postando no final,os álbuns das bandas mencionadas,deixando um breve comentário de cada um.
Espero que gostem!!!!!

1. A canção do Senhor da Guerra, Música de Trabalho e  a questão da corrupção na Inglaterra do século XVIII e XIX
A corrupção é um mal que atinge o mundo todo,tão velho quanto a própria História.
Após a ascensão de Napoleão Bonaparte ao poder como Cônsul vitalício,instalou-se na Inglaterra uma espécie de repúdio quando o assunto era despotismo.Cobbett defendia veementemente o combate a esse  tipo de regimento,dando ênfase a corrupção que se instalava dentro da Inglaterra: 
 
                               O despotismo devia ser combatido tanto a nível                                                                                   interno como externo.A imprensa era  vendida.O  ministério  era                                                        inepto e  corrupto,sustentando uma malta de bajuladores da corte[...]
                A Lista Civil era uma forma de suborno     partidário,sustentada pelo                                   dinheiro obtido com uma tributação excessiva.(THOMPSON,p.16)


Napoleão Bonaparte



                   Podemos observar,que os impostos também sofriam com a corrupção,aumentando a tributação,automaticamente a subsistência da população vai se tornando cada vez mais difícil devido a escassez do dinheiro,gerando miséria e revolta por parte da população trabalhadora da era industrial,isto é,o poder na sua forma monárquica e oligárquica tem o seu prazo de vida já definido.Com o cenário capitalista iniciado agora de fato por consequência da Revolução Industrial,os antigos regimes vão perdendo poder político e se tornando opacos,e também por conta deste cenário, a corrupção vai se enraizando dentro do sistema político e econômico,já que esta é um reflexo do próprio capitalismo. Mas como alertar a população sobre a corrupção que se instala no sistema político?Como disseminar estas ideias ao passo que todas as engrenagens forçam o imaginário populacional de que está tudo sob controle?Um exemplo de como fazer isso,eram os panfletos,canções e pasquins que continham ideias contrárias ao tipo de governo instalado onde se mostrava a contrariedade por parte de alguns que estavam dentro do sistema de governo onde denunciavam abusos por parte dos nobres.Como na eleição na Câmara dos Comuns de Westminster onde alguns desses panfletos foram distribuídos para a defesa de James Paull contra uma coalizão do Burgo contra ele:
                                     “
Ei! A corrupção avança altiva com aparência de liberdade.
                                      Homens livres!Reúnam suas legiões e protejam seu precioso bem,
                                      Ondulem ao alto seus estandartes,ao apelo da justa Liberdade -
                                      Lancem em alta voz a senha:Independência e Paull!
                                      Que a quadrilha caçadora de cargos arengue contra nossa                
                                      política...(THOMPSON,p.21)
                             
                  
Cobbett,conduzia a campanha de Paull,o que nos dá uma idéia do tamanho do impacto de suas ideias,pois estamos analisando a época onde as ideias de Cobbett estavam em grande efervescência através de seus livros,o seu descontentamento vem de muitos lados onde Thompson(1987),relata a “Velha Corrupção” de miseráveis escândalos ao empobrecimento dos trabalhadores rurais(p.30),e também sobre a questão da guerra,que sobretudo transformou-se num grande negócio de alta rendabilidade.
                   Após a batalha de Trafalgar contra Napoleão,os impostos subiram e os trabalhadores sofreram com essa “taxa extra”.Artesãos esmagados pelas empreiteiras de guerra(p.30),os recrutamentos onde os pobres e trabalhadores eram escolhidos para a linha de frente para lutar(na verdade morrer) por aqueles que apenas os exploravam,o que gerava ainda mais repúdio por parte de Cobbett e a população londrina.
                  É interessante especular aqui os dizeres de um pastor inglês de 1808,que trata da guerra como uma passagem bíblica,onde o “reino de Cristo só poderia existir quando “as espadas forem transformadas em lâminas de arado”(p.30):
                                     
Vem,velho SATANÁS,velho assassino,e farei a ti o que
                                      fizeste a um melhor do que eu:levar-te-ei,por tua vez,a “uma
                                      montanha extremamente grande e elevada,e mostrarte-ei todos os
                                      reinos deste mundo cristão e sua glória”(...)Agora SATANÁS,olha a 
                                      cristandade e contempla o variegado grupo:Bíblias,Espadas –
                                      Igrejas,Quartéis – Capelas,Fortalezas – ministros da paz em preto,e
                                      homens da guerra em azul e vermelho – uns poucos que agem  
                                      como salvadores,milhões cuja única ocupação é sistematizar e pôr
                                      em  prática a destruição dos homens. (...) Os verdadeiros filhos da
                                      paz pouco estimados ,obscuros,negligenciados e desdenhados. –
                                      os Heróis da Matança e do Saque,exaltados,enaltecidos,honrados,
                                      recompensados e imortalizados.(THOMPSON,p.31)
                  
A ênfase que o autor dá a palavra SATANÁS,nos mostra claramente que se trata de um sinônimo para GUERRA,podendo também incluir aí boa parte dos nobres e burgos podres.A comparação feita pelo pastor entre os ambientes religiosos e os de guerra,nos faz chegar a conclusão que tanto estado quanto igreja estão imersos no planejamento e sistematização das engrenagens bélicas,onde a igreja também é utilizada para introduzir no psicológico dos “fiéis”que existe a necessidade de sua presença nos campos de batalha.Onde os pobres são usados como linha de frente,sem estima ou reconhecimento algum para que os que estão
no comando possam reter o reconhecimento pra si e também munir-se de tempo suficiente para novas estratégias para mais um ataque tendo a pobreza como kamikaze:
               “
Ó pobreza! És tu o imperdoável crime! (...) Tu não tens direitos,privilégios,imunidades ou liberdades!” (THOMPSON,1987,p.31)
Operários em manifestação - Londres - 1848

               A importância da cultura tendo como pressuposto estas citações,dentro do cenário político e econômico da Inglaterra,gera a curiosidade de que estes fatos acontecidos há quase dois séculos,muitas vezes são estudados e analisados tendo como material de estudo não só os registros oficiais da época,mas também materiais fora dos padrões políticos e econômicos,como os já citados panfletos e pasquins.E também como estes fatos tem certa semelhança com os acontecidos em nosso tempo contemporâneo e como a cultura ainda é usada para disseminar ideias entre a população com assuntos de maior importância tendo como diferença entre as épocas a forma de difundi-las entre a população(no caso de nosso tempo,a mídia é usada como ferramenta para a difusão dessas ideias).
                A banda brasileira Legião Urbana tem duas canções feitas com os temas tratados neste artigo.A primeira canção que mencionarei aqui será A Canção do Senhor da Guerra,onde Renato Russo,o autor da canção aborda a questão da guerra e seus efeitos:


Legião Urbana

   
                                      Existe alguém esperando por você! Que vai roubar a sua
                                      juventude,e convencê-lo a vencer.Mais uma guerra sem razão e já
                                      são tantas as crianças com armas na mão,mas explicam novamente
                                      que a guerra gera empregos,aumenta a produção.Uma guerra
                                      sempre avança a tecnologia mesmo sendo guerra santa,quente
                                      morna ou fria,pra que exportar comida se as armas dão mais lucros
                                      na exportação?
                                      Existe alguém que está contando com você!Pra lutar em seu lugar já
                                      que nessa guerra não é ele quem vai morrer.E quando longe de
                                      casa,ferido e com frio o inimigo você espera,ele estará com outros
                                      velhos inventando novos jogos de guerra.E belíssimas cenas de
                                      destruição não teremos mais problemas com a super
                                      população.Veja que uniforme lindo fizemos pra você,e lembre-se
                                      sempre que Deus está do lado de quem vai vencer.
                                      O senhor da guerra não gosta de crianças.
                                       (RUSSO,1992)
                  
A canção foi escrita num momento muito delicado de nosso tempo,o de pós-Guerra Fria onde:                                      (...)se pode encarar como um Terceira Guerra Mundial,embora
                                      uma guerra muito peculiar.Pois,como observou o grande filósofo
                                      Thomas Hobbes, “a guerra consiste não só na batalha,ou no ato de
                                      lutar:mas num período de tempo em que a vontade de disputar pela
                                      batalha é suficientemente conhecida”.(HOBSBAWM,p.224) 
                   Mesmo tendo sido escrita num contexto histórico diferente,a letra tem características muito semelhantes com o contexto analisado aqui:a guerra de fato traz mais lucro do que a paz.As mortes nas batalhas contra Napoleão,chegam a números exorbitantes nas taxas de mortalidade,tanto para o lado inglês quanto do francês,diminuído assim o índice demográfico,a diminuição da exportação de itens de subsistência como a comida,gerando fome e revolta por parte da população.Existe também a questão já citada,onde os “Senhores da Guerra”,se reúnem para formar novas táticas e acordos enquanto a populacho luta nas linhas de frente como peças de reposição para que assim aqueles consigam alcançar sua metas políticas e econômicas.
                   A segunda canção escolhida,Música de Trabalho trata mais propriamente do trabalho,onde existe as comparações enquanto classe,revolta e dizeres sobre o trabalho assalariado:

Operários - Tarsila do Amaral


                                      Sem trabalho eu não sou nada, não tenho dignidade
                                      Não sinto o meu valor,não tenho identidade.Mas o que eu tenho
                                      é só um emprego, um salário miserável, eu tenho o meu ofício
                                      que me cansa de verdade.
                                      Tem gente que não tem nada e outros que tem mais do que
                                      precisam,tem gente que não quer saber de trabalhar.
                                      E quando chega o fim do dia,eu só penso em descansar
                                      e voltar pra casa pros teus braços.Quem sabe esquecer um pouco
                                      de todo o meu cansaço.Nossa vida não é boa e nem podemos
                                      reclamar.Sei que existe injustiça,eu sei o que acontece,tenho medo
                                      da polícia,eu sei o que acontece se você não segue as ordens,se
                                      você não obedece.E não suporta o sofrimento,está destinado a
                                      miséria.Mas isso eu não aceito,eu sei o que acontece.
                                      E quando chega o fim do dia,eu só penso em descansar.E voltar pra
                                      casa pros teus braços.Quem sabe esquecer um pouco,do pouco que
                                      não temos.Quem sabe esquecer um pouco.De tudo que não
                                      sabemos.(RUSSO,1996)
                  
O ano é 1996,uma fase de transição na economia brasileira.Um novo plano monetário  (real),é instalado no governo onde a economia é bastante instável – entre 1988-90 a inflação chegava a 80% ao mês  - e também onde uma nova História brasileira começa a ser escrita:
                                    
A nova república inicia-se,portanto,com o seguinte
                                    quadro:economia em crescimento,balanço de pagamentos em
                                    transações correntes equilibrado e inflação elevada em torno de
                                    200% ao ano.Com isso,era natural que se elegesse o combate à
                                    inflação como o principal objetivo do              governo.(GREMAUD,VASCONCELLOS,JÚNIOR p.417)
                  
A inflação é exorbitante,assim como na era industrial inglesa,conseqüência da tributação excessiva,deixando a população a mercê das ondulações do capital.Como na canção descrita acima,a injustiça,o não poder reclamar,e o medo da “polícia”,são características de uma sociedade desigual,onde os fins justificam os meios,mas em favor dos mais bem guarnecidos de capital,no caso da Inglaterra a burguesia,que retinha o poder monetário para si,aproveitando-se do crescimento das cidades e da capacidade de produção dos pólos industriais,onde o trabalho e carga horária excessivas nada tinham de proveitosas para quem estava na linha de produção das grandes industrias.E mais comparativo ainda torna-se o primeiro verso da canção,os pobres nada tinham além de seu trabalho como sinônimo de dignidade e cidadania e que tinham em troca o ofício que cansa de verdade e um salário miserável.
                   O contexto histórico dos dois períodos são diferentes,mas há semelhanças em alguns aspectos tendo como exemplo os já aqui citados,mas neste plano econômico,no período da composição da letra,é indispensável indagar aqui a mudança de trajetória da economia brasileira,para que se entenda melhor o contexto da canção em seu tempo contemporâneo:
                                     
Em 1995,a inflação anual ainda era de dois dígitos – 14,8% - ,mas
                                      a partir de 1996 ela já estava em um dígito – 9,3%.Nos anos
                                      seguintes,a inflação continuou caindo para 7,5% em 1997 e 1,7%
                                      em 1998.(GREMAUD,VASCONCELLOS,JÚNIOR,p.453)

Economia instável,tributação excessiva e processo inflacionário exorbitante,podem também ser considerados características do capitalismo,tanto neste século como há dois séculos atrás,o que muda são os paradigmas,o modo de governar e a forma de comportamento da população,por se tratar de gerações diferentes e épocas diferentes,mas a essência capitalista enquanto sistema deixa claro que suas estruturas de suporte social,pouco mudaram nestes quase três séculos de História.

2. Pink Floyd,Radiohead,porcos,sociedades secretas e movimentos operários e estudantis

                  
Qual a importância das obscuras sociedades para o movimento operário do início do século XIX?Que tipo de levante elas conseguiam efetuar entre a população?
                   Um exemplo dado pelo professor Mário Dias, do Centro Universitário Salesiano(Unisal),para ilustrar uma de suas aulas,pode ser considerado aqui.Hoje em dia se todos os habitantes de uma cidade decidissem deixar de usar seus carros por um mês,por conta do preço muito alto do combustível,consequentemente esses preços baixariam.
Mas em nosso tempo,não existe esse sentimento de ajuda mútua social,a sociedade contemporânea tornou-se muito individualista,por conta do capitalismo e a sociedade enquanto ser social tornou-se obsoleta.
                   Mas as classes operárias do século XIX,ainda não tinham sido contaminadas por esse individualismo,e a união ainda era uma arma muito eficaz,como diz William Hazlitt, “O povo não se dispõe... a aprontar uma rebelião pelo brilho teatral da coisa.”O bloqueio continental de Napoleão,aumentara os preços dos alimentos na Inglaterra ,gerando revolta por parte do povo e novamente os panfletos foram distribuídos:
                                     
Por quanto tempo vocês vão suportar quieta e covardemente a
                                      opressão e a fome impostas por um grupo de escravos mercenários
                                      e vendidos ao governo?Vocês ainda conseguem tolerar que eles
                                      continuem com seus grandes monopólios,enquanto seus filhos
                                      choram por pão?Não! não deixem que eles persistam por nem mais
                                      um dia.Nós somos a soberania,despertem pois de sua
                                      letargia
.Estejam no Mercado de Cereais na Segunda-
                                     feira
.(THOMPSON, p.34)
                  Os tumultos foram grandes e duraram pelo menos seis dias,podemos observar o impacto causado por esses panfletos no imaginário da população,onde o sentimento de revolta se torna em ações práticas contra a forma de governo e por melhorias na qualidade de vida.
                  O exemplo que dei do professor ,foi usado no século XIX,e com algumas incrementações:
                                      
Em Portsmouth,os “mecânicos” do estaleiro decidiram “se abster
                                      totalmente do uso de manteiga,creme,leite e batatas” até baixarem
                                      os preços.Em Nottingham,oficiais do Exército foram apedrejados e
                                      postos para fora de um teatro onde tentaram fazer com que o
                                      público cantasse “Deus Salve o Rei”(THOMPSON, p.34)
                  
O principal ideal das reuniões secretas eram discutir como  lutar contra os impostos e disporem de seus direitos como cidadãos.Mas num contexto onde os ricos eram o poder,Thompson(1987),faz uma menção onde “A LIBERDADE independente de um povo ciente,eles julgam TRAIÇÃO,porque temem que a justiça possa recair sobre suas cabeças culpadas”.
                    A banda inglesa Pink Floyd,tem várias letras de contexto político e social,às quais podemos usar como fator comparativo dentro deste trabalho.

Pink Floyd


                  A primeira,Dogs,trata de uma forma muito peculiar os interesses do estado e a estagnação do movimento operário(na visão do autor deste artigo).O caráter político dessa letra se enquadra em outros movimentos políticos onde a forma de governar é opressora e exploradora:
                                     
Você precisa ser louco, você precisa ter um motivo de verdade
                                      Você precisa dormir sobre seus dedos do pé e quando você está na
                                      rua.Você precisa ser capaz de distinguir a carne fácil com seus
                                      olhos fechados e depois movendo-se silenciosamente contra o vento
                                      e escondido você precisa bater no momento certo e sem pensar.
                                      E depois de um tempo, você pode trabalhar em pontos pelo estilo
                                      Como a gravata, e o firme aperto de mão.Um certo olhar fixo nos
                                      olhos, e um sorriso fácil,você tem que passar confiança para as
                                      pessoas para quem você mente,para que quando elas virarem as
                                      costas para você,você tenha a chance de esfaqueá-las.
                                      Você tem que manter um olho sempre aberto.
                                      Você sabe que isto está ficando cada vez mais difícil, conforme você
                                      envelhece. E no fim você arrumará as malas, e voará em direção ao
                                      sul, esconderá sua cabeça na areia.Apenas outro triste e velho
                                      homem.Sozinho e morrendo de câncer. E quando você perder o
                                      controle, você irá colher o que tem plantado. E à medida em que o
                                      medo cresce, o sangue ruim pára de correr e endurece.
                                      E é tarde demais para soltar o peso que você costumava precisar
                                      jogar por aí. Então se afogue, enquanto você afunda sozinho,
                                      arrastado para baixo pela pedra.Tenho de admitir que estou                                                                                   um
  pouco confuso.Às vezes me parece que eu estou sendo usado
                                      Preciso ficar acordado, preciso tentar sacudir esse mal-estar
                                      rastejante,se não estou pisando em meu próprio chão, como posso
                                      encontrar a saída deste labirinto?
                                      Surdo, mudo e cego, você apenas continua fingindo que todo mundo
                                      é dispensável e ninguém teve um amigo de verdade. E parece que
                                      para você a solução seria isolar o vencedor.E você acredita de
                                      coração que todo mundo é um assassino.
                                      Quem nasceu numa casa cheia de dor?
                                      Quem foi educado a não cuspir no ventilador?
                                      Quem foi que disse o que devemos fazer pelo homem?
                                      Quem foi à falência através de pessoal treinado?
                                      Quem estava usando colarinhos e correntes?
                                      Quem cedeu um assento no banco das testemunhas?
                                      Quem estava fugindo do público?
                                      Quem era somente um estranho em casa?
                                      Quem foi triturado no final?
                                      Quem foi encontrado morto ao telefone?
                                      Quem foi puxado para baixo pelas pedras?
(WATERS, 1977).
Animals - Pink Floyd


                   Digamos que o “você” usado na letra,seja o próprio Estado,e as indagações são o próprio processo histórico.Onde as maquinações do Estado funcionam até o seu ápice e depois começam a despencar vertiginosamente até a sua ruína,ou até que se encontrem novas formas ou movimentos onde as ideias antigas,se unam com as novas  formando outras e podendo assim retomar a subida ao poder.Caso isso não aconteça,o sistema vai se atrofiando até o seu fim,foi assim com os regimes absolutistas,a hegemonia de Napoleão,ou a queda de Hitler.
                   As músicas escolhidas para a produção deste artigo,tem um caráter muito singular,quando o assunto é cultura e sociedade.O Pink Floyd é uma banda que retrata muito bem essa singularidade.Como exemplo podemos citar o ano de 1969,onde a banda fez um improviso ao vivo para a BBC,enquanto os astronautas da APOLLO 11,pisavam em solo lunar.Há também a fase de transição do otimismo dos anos 60,para os conturbados anos da década de 70.Um mundo em eclipse,materialista e autoritário,onde o capitalismo vai se tornando cada vez mais acentuado,onde o mundo se divide entre “nós e eles”:
                                     
Nós e eles.E afinal somos apenas homens comuns,eu e você
                                      Só Deus sabe que não é isso que teríamos escolhido fazer.Adiante
                                      ele gritou, da retaguarda.E os homens da linha de frente morreram.
                                      E o general sentou-se e as linhas no mapa se moveram de um lado
                                      para o outro.Preto e azul.E quem sabe qual é qual, e quem é quem.
                                      Para cima e para baixo.E no final é apenas uma continuidade de
                                      círculos.Você não ouviu? É uma batalha de palavras,gritou o homem
                                      que carregava o cartaz.Ouça, filho, disse o outro com o revólver
                                      Há um quarto para você lá dentro.(WATERS, 1973)
                                      
                                                                                                                     Us and Them
                   É aí onde entra a questão dos estudantes,num mundo  descentralizado,onde o dinheiro fala mais alto,e o diploma é a entrada para o hall dos ricos e poderosos(na década de 60,os integrantes do Pink Floyd fizeram parte desses estudantes):
                                     
Claro que,quase certamente,lhes daria uma renda maior que a
                                      dos não diplomados,e,em países de pequena educação,onde o
                                      diploma garantia um lugar na máquina do Estado,e portanto
                                      poder,influência e extorsão financeira,podia ser a chave para a
                                      verdadeira riqueza.(HOBSBAWM,p.291)
                   
O estudo feito por Hobsbawm,sobre os estudantes entre a década de 60/70,mostra um aumento da entrada desses nas universidades.E muitos desses estudantes vinham de famílias modestas,de trabalhadores e operários.Onde o descontentamento político e social era grande,e através da porta universitária podia-se tentar fazer-se algo em relação as questões sociais e políticas,agindo como sinais e detonadores para grupos maiores mas que inflamavam com menos facilidade(HOBSBAWM, 2001).
                    A classe operária deste período,pouco tem a ver com aquela do século XIX,tendo como fator óbvio de diferença o status de classe.E esta havia crescido deliberadamente ao longo da segunda metade do século XX.Exceto nos países onde a economia capitalista não dependia tanto de indústrias,como os EUA,onde as lanchonetes McDonald’s empregavam mais que as indústrias siderúrgicas(HOBSBAWM ,2001).


                   Neste período, há uma ilusão de que a classe está entrando em colapso,por conta da diminuição de contratações industriais em alguns países como o próprio EUA,onde as grandes Indústrias migravam para novos pólos industriais e movimentos operários em crise após 1970 – o mundo em eclipse – dando a impressão da queda da classe:
                                     
As velhas indústrias do século XIX e inícios do XX declinaram,e
                                      sua própria visibilidade no passado,quando muitas vezes
                                      simbolizavam a “indústria” tornou mais impressionante o seu
                                      declínio.(HOBSBAWM,p.297)
                   A luta dos operários do século XIX contra a opressão do Estado,com suas sociedades secretas,para a difusão de suas ideias,através de reuniões e disposição dos meios gráficos para atingir o restante da população,foram importantes para que ela se tornasse o que é hoje.Com todas as lutas,mortes,e sacrifícios,como todo o restante da História foi escrito,e mesmo nessas condições existem as características.As antigas sociedades secretas se tornaram os sindicatos hoje,a economia oscilante que prejudica os mais pobres,a inflação,corrupção e cobrança de impostos exorbitantes nos períodos em contexto.
                   As semelhanças continuam por aí a fora,mas as mais importantes foram destacadas aqui.
                   Destacado também a importância de uma cultura de qualidade para o desenvolvimento de uma sociedade.Onde hoje os meios de comunicação servem mais para a alienação do que para conscientização.
                   Para finalizar,coloco em contraponto trechos de músicas distintas de Radiohead e Pink Floyd,onde um retrata o Estado e o outro o operário respectivamente.Logo após mais uma música da Legião Urbana,que finaliza muito bem tudo o que foi dito neste artigo.

Radiohead

                   O Estado:
                                  
Por favor, dá para você parar com este barulho, eu estou tentando
                                      descansar  de todas essas vozes de galinhas(covardes) não
                                      nascidas na minha cabeça[...]Quando eu for rei, você será o primeiro
                                      a ser colocado contra a parede,com suas opiniões totalmente
                                      inconsequentes .[...]A ambição te deixa bem feio,chutando e
                                      gritando "gucci" seu pequeno porco [...]
 Fora com a cabeça dele,
                                      cara! Fora com a cabeça dele, cara! [...] É isso aí, senhor
                                      você está partindo.A crepitação da pele do porco, a poeira e o berro
                                      A rede de trabalho dos yuppies.O pânico, o vômito(RADIOHEAD,
                                     2001).

                  
O operário:
                                      Homem grande, homem porco, haha charada você é.Seu cartola de
                                      costas quentes, haha charada você é.E quando sua mão está no
                                      seu coração,você é quase uma boa risada,quase um piadista
                                      [...]Você irradia ondas frias de vidro quebrado.Você é quase uma
                                      boa risada.Quase vale um rápido sorrisoVocê gosta da sensação do
                                      aço[...] Seu rato patriota da cidade.Haha charada você é.Você está
                                      tentando manter nossos sentimentos longe das ruas.(WATERS,
                                      1977).

         
FÁBRICA – LEGIÃO URBANA

Nosso dia vai chegar,queremos nossa vez,não é pedir de mais,quero justiça.
Quero trabalhar em paz,não é muito o que lhe peço,eu quero trabalho honesto em vez de escravidão.Deve haver algum lugar,onde o mais forte não consegue escravizar quem não tem chance.De onde vem a indiferença temperada a ferro e fogo,quem guarda os portões da fábrica?
O céu já foi azul,mas agora é cinza,e o que era verde aqui já não existe mais.
Quem me dera acreditar que não acontece nada,de tanto brincar com fogo,que venha o fogo então.
Esse ar deixou minha vista cansada,nada de mais.


                                                      Conclusão
                   A importância da cultura para disseminar assuntos como política e economia para a população, é de suma importância para o desenvolvimento de um Estado onde todos tem participação, não somente aqueles que detém o conhecimento ou poder aquisitivo.Onde (no caso do Brasil)infelizmente,isso não acontece.Pois o descaso,por parte da população em relação a esses assuntos é muito grande,tendo como fator de agravamento,a mídia onde a cultura é usada para alienar e não instruir.



Espero que tenham gostado!

Aew vão os álbuns com as músicas relacionadas ao texto(as músicas em negrito são as canções relacionadas ao texto:


Legião Urbana,dispensa maiores apresentações.Os caras foram ícone no cenário do rock nacional nas décadas de 80 e 90,com letras muito boas,algumas politizadas,e que descreviam os jovens da época mto bem.(quem não conhece não vive neste planeta!!!rs...)
                                                    

Esse álbum contém gravações feitas pela legião,para programas de Rádio e TV,contendo uma única música gravada em estúdio,que é a canção do Senhor da guerra.
Baixem logo esta bagaça!!!!


                                                    Track list:

CD 1

01.Fábrica
02.Daniel na cova dos leões
03.A canção do senhor da guerra
04.O teatro dos vampiros
05.Ainda é cedo
06.Gimme shelter
07.Baader-meinhof blues
08.A montanha mágica
09.Eu sei
10.Índios

CD 2

01.A dança
02.Mais do mesmo
03.Soldados
04.Música Urbana 2
05.On the way home
06.Maurício
07.Há tempos
08.Pais e filhos
09.Faroeste caboclo
10.Rhapsody in blue



Link:legião 1


                                  


Esse é o melhor álbum dos caras na minha opinião,com clássicos da banda como Eduardo Mônica,Tempo Perdido.Mesclando também a época de letras politizadas da banda.

Track List:

1.Daniel na cova dos leões
2.Quase sem querer
3.Acrilic on canvas
4.Eduardo e Mônica
5.Central do Brasil
6.Tempo perdido
7.Metrópole
8.Plantas embaixo do aquário
9.Música urbana 2
10.Andrea Doria
11.Fábrica
12.Índios

Link:Legião 2

 

                                         

Álbum bem melancólico eu diria.Não gosto muito dele,mas tem músicas interessantes,como a referida no texto.


Track list:
01.Natália
02.L’avventura
03.Música de trabalho
04.Longe do meu lado
05.A via láctea
06. Música ambiente
07.Aloha
08.Soul parsifal
09.Dezesseis
10.Mil pedaços
11.Leila
12.1º de julho
13.Esperando por mim
14.Quando você voltar
15.O livro dos dias
Link:  Legião 3


O ano é 1977,é lançado animals,o décimo álbum do Pink Floyd.

O grupo já não estava muito bem(ainda mais quando se falava em quem era o lider),mais tarde flagelado por desavenças internas,o tecladista Richard Wright,é despedido por Roger Waters q se auto-intitula líder do Pink Floyd.Logo depois,após o lançamento de mais dois álbuns (The Wall -1979 e The Final Cut - 1983),o Pink Floyd se separa,reto
rnando 4 anos mais tarde sem Roger.
Este álbum tem uma mudança significativa musicalmente falando,já demonstrando que havia mudanças acontecendo no interior da banda.
Com criticas bem elaboradas sobre a política da Inglaterra da década de 70, o Pink Floyd,faz comparações entre o ser humano e os três animais que intitulam as músicas (cachorro,porcos e carneiros).O primeiro representa os homens de negócios,ambiciosos que acabam por meter os pés pelas mãos pelos seus próprios atos;O segundo representa o moralismo e a corrupção que como porcos brincam na lama de suas trapaças;O terceiro,que não tem força para se desprender,se submete aos mandos e desmandos dos mais forte (um líder forjado com corrupção e falso moralismo).Já as músicas que iniciam e encerram o álbum,ambientalizam as do meio,como a dizer que apesar disso,tudo desses animais a solta,uma coisa pode combate-los e deixá-los longe:o amor
Sem mais delongas... Baixem logo!!!!!

Track List

01 Pigs On The Wing(Part 1)
02 Dogs
03 Pigs (Three Different Ones)
04 Sheep
05 Pigs on the Wing (part 2)
Link:Animals





                                        

Esse também dispensa maiores apresentações.O álbum conceito definitivo.A transição dos felizes anos 60 para os conturbados anos 70,é relatado nessa obra-prima onde todas as dificuldades de se viver num mundo dividido entre "nós e eles".A desigualdade e os sentimentos de uma sociedade que acaba de descobrir o sentido de coisas como loucura,ambição,guerra,etc.O álbum foi o mais vendido da banda e ficou quase 14 anos nas paradas!!! Isso sim é que é longevidade!

Track List:

01.Speak To Me/Breathe

02.On The Run

03.Time


04.The Great Gig In The Sky


05.Money


06.Us And Them


07.Any Colour You Like


08.Brain Damage


09.Eclipse

Link:The Dark Side of the Moon





                                            
                                          
   Considerado como um dos grandes discos da década de 90,Ok Computer da banda inglesa Radiohead,com vocais melancólicos mais de muita presença,hipnotizam a cada vez que você o ouvir. A alienação dos tempos modernos são o tema deste álbum(e que também se encaixou muito bem no texto pois a alienação era feita de modo diferente no século XIX:pela pressão,você é o que o estado quer que vc seja!),com passagens de rock psicodélico(ouçao solo de Paranoid Android),e o vocal deixa bem claro ao que veio.Feche os olhos e escute no volume máximo.

Track list:

01.Airbag


02.Paranoid Android


03.Subterranean Homesick Alien


04.Exit Music (For A Film)


05.Let Down

06.Karma Police


07.Fitter Happier

08.Electioneering

09.Climbing Up The Walls

10.No Surprises


11.Lucky


12.The Tourist

Link:Ok Computer



















       




3 comentários:

  1. Ótimas escolhas musicais para o artigo, bandas de 3 momentos distintos, mas também sucessivos cronologicamente. Pink Floyd e Legião Urbana são geniais, protagonistas em seu tempo. E, claro, Radiohead com sua nova influência para a música, não só quanto ao significado imbutido em suas músicas, mas para o mercado musical, que cada vez mais é absorvido pelo mainstream.

    Boa conclusão do artigo, que demonstra um grande problema. O descaso da população quanto a política, alardeado e controlado sempre pelas classes detentoras do poder.
    Está realmente na hora de alguém chegar e mudar a engrenagem do poder. Fazer uma boa limpeza, por mais competente que um ou outro possam ser, quanto mais permanecem no poder mais difícil é tirá-los. Se tornam aquela peça enferrujada, corrompida, difícil de ser removida e que trava todo o processo de crescimento do país, em todos os níveis.

    ResponderExcluir
  2. Bom,primeiramente obrigado pelo comentário!
    Quanto as peças enferrujadas,nosso país está cheio delas!É difícil separar o joio do trigo não é verdade?
    Quando o que mais vemos por aí são casos e mais casos de corrupção e impunidade.E quando alguém está fazendo a diferença,é deletado do sistema e da vida cotidiana também(temos o caso recente do assassinato da juíza no Rio de Janeiro).Temos que nos conscientizar que nós somos os patrões e eles que estão lá que são nossos funcionários,a máquina do Estado só funciona por conta do povo.Mas enquanto estes ainda agirem como carneiros que apenas obedecem sem questionar,iremos continuar o mar da impunidade.

    ResponderExcluir
  3. Muito bacana seu artigo manito!! O que me chamou atenção é o fato de vc ter ligado, além da música e outras formas de arte como representação, ilustração de épocas, vários aspectos que caracterizam nossa sociedade capitalista atual. Estou meio longe de ser experiente com relação a artigos mas, sinceramente, acho que esse ficou MUITO bom e vale muito de colaboração com a comunidade científica, artística, enfim, humana. Merece divulgação! :D beijos!

    ResponderExcluir